terça-feira, 3 de março de 2015

Ensino Artístico em Portugal


        
 Assistimos a uma cultura no geral, cada vez menos valorizada em Portugal. Não percebo porquê. Afinal de contas, é a cultura que faz um país crescer.                                                       
Acho uma barbaridade o que está a acontecer com o ensino artístico. É uma vergonha haver professores a trabalhar sem serem pagos. Isto não se passa só neste ensino, penso que no ensino vulgar deve ser assim também, mas a cultura tornou-se escassa.
E eu, como estudante de música, claro que me indigno com isto. Felizmente, o meu Conservatório está a funcionar sem qualquer problema (pelo menos que eu saiba), mas existem outras escolas como o Conservatório Nacional e muitas outras escola espalhadas pelo país que se encontram em más circunstâncias.
 A questão do CN precisar de obras  é preocupante, trata-se da segurança de professores e alunos. As aulas estão suspensas e há provas a preparar.
 Que me lembre, mesmo com várias manifestações, ainda não ouvi o Sr. Ministro da Educação a prenunciar-se sobre o assunto. Antes de ser flautista, sou cidadã. E acho que este país está a morrer e não falo só de cultura.

 Daqui a alguns anos gostava de dar aulas no meu país e não ter que o abandonar.
É muito triste ver tudo à minha volta nestes termos.


"Só a arte é útil. Crenças, exércitos, impérios, atitudes - tudo isso passa. Só a arte fica, por isso só a arte se vê, porque dura."
Fernando Pessoa

Mariana Rosário

Revisão: Rita Serrano

Sem comentários:

Enviar um comentário